Governo dos Açores cria novo apoio ao Cuidador Informal

Governo dos Açores cria novo apoio ao Cuidador Informal

6 de Julho de 2020

A Secretária Regional da Solidariedade Social anunciou, em Angra do Heroísmo, que os Serviços de Apoio ao Domicílio (SAD) vão contemplar um novo serviço de apoio ao Cuidador Informal, que consiste na permanência de um profissional do SAD durante os períodos de ausência dos cuidadores informais.

Andreia Cardoso, que falava na abertura de uma formação dirigida aos técnicos das Unidades de Saúde Locais que vão integrar o Gabinete Local de Apoio ao Cuidador, salientou que foi hoje publicada a portaria 94/2020, que “contempla o serviço ‘Apoio ao Cuidador Informal’, evidenciando, com mais este suporte, a forma como o Governo dos Açores está empenhado na promoção e manutenção do bem-estar dos cuidadores informais e numa melhor conciliação da vida familiar e pessoal”.

A formação dos técnicos das Unidades de Saúde Locais, da Segurança Social e das IPSS que vão integrar o Gabinete Local de Apoio ao Cuidador já teve lugar em S. Miguel no mês de março, tendo sido interrompida devido à pandemia de COVID-19.

Hoje foi retomada na ilha Terceira, decorrendo até quarta-feira, com formandos das ilhas Terceira, Graciosa, Santa Maria, Flores e Corvo.

Esta formação terá lugar também na ilha do Pico, de 8 a 10 de julho, para os membros que incluirão os gabinetes desta ilha, do Faial e de São Jorge.

“Os Gabinetes Locais de Apoio ao Cuidador estarão a funcionar em pleno a partir de setembro, altura em que poderá ser requerido o cartão de identificação do cuidador informal, assim como o apoio financeiro aos cuidadores”, adiantou Andreia Cardoso.

O Governo dos Açores criou no final do ano passado o Regime Jurídico de Apoio ao Cuidador Informal na Região com o objetivo de proporcionar as condições necessárias para que os cuidadores tenham apoio nesta missão, capacitando-os para a prestação de cuidados, designadamente no acesso à informação e formação, ao apoio psicológico, ao apoio na adaptação das habitações e ao apoio financeiro.

Artigo publicado na página do Governo dos Açores a 6 de Julho de 2020.


Voltar